Perguntas Frequentes

1 – Após o pagamento, quanto tempo leva para a liberação do produto?

A velocidade da liberação é proporcional ao meio de pagamento utilizado para a compra:

  • Depósito ou transferência bancária – Assim que o dinheiro efetivamente for depositado na conta do responsável pela manutenção desta loja, ocorrerá a liberação do produto.  Depósitos realizados em espécie, em caixa eletrônico, podem levar um ou dois dias para conferência pelo banco.  Se for realizado por depósito em cheque ou DOC entre diferentes bancos, envolvendo o sistema de compensação, a demora poderá chegar a quatro dias úteis.  Para maior agilização do atendimento, é desejável que ocorra o envio de uma mensagem, pelo site da loja ou por e-mail, comunicando o depósito e repassando os dados essenciais dele, como data e hora do depósito, forma do crédito, valor e eventuais nomes ou números de identificação que constem no recibo da operação ou no extrato bancário.  Bom também que haja alusão ao número do pedido, que é informado ao cliente no ato de confirmação da encomenda pela loja.
  • Pagamento por boleto bancário – Pelo PayPal, pode-se comprar pelo cartão de crédito ou pela emissão de boleto bancário.  O pagamento por boleto é diferente do depósito em conta ou transferência bancária.  No primeiro caso, feito o pedido com essa escolha, a loja enviará uma resposta com os números das contas do responsável pela loja, que poderão ser utilizadas para o depósito.  No segundo caso, pagamento por boleto, via PayPal, o sistema emitirá um boleto cujo favorecido é o PayPal e a liberação do produto dependerá de aviso do PayPal à loja.  Trata-se de um sistema impessoal e automático, que pode levar de um a quatro dias úteis para a liberação.
  • Pagamento por cartão de crédito – Para utilizar essa modalidade, o cliente deverá pagar utilizando um dos intermediadores à sua escolha: PayPal ou PagSeguro.  Em geral, a liberação se dá em poucos minutos após a conclusão da compra.  No entanto, podem demorar até dois dias, se o pagamento entrar em análise.

2 – Após a liberação do produto, quanto tempo leva para que seja postado?

A postagem do produto se dará em até dois dias úteis após a liberação do produto. Liberação cujas regras seguem o exposto na resposta à pergunta anterior.

3 – Que empresa o Alfaya Livreiro utiliza para a remessa dos produtos?

Todos os produtos da loja são despachados unicamente pela ECT, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.  Em geral, utiliza-se a Agência Largo do Machado, que fica no Largo do Machado, 35, onde, inclusive, o responsável pela loja mantém uma Caixa Postal, há muitos anos, para servir como endereço comercial.

4- Para economizar no valor do frete, posso retirar no local?

A loja Alfaya Livreiro é inteiramente virtual.  Não tenho loja física, um ponto para entrega ou retirada de mercadoria.  Também não trabalho com vendas em domicílio.  Portanto, todas as compras envolvem o pagamento do frete pedido pelos Correios e o fornecimento de um endereço físico do comprador para a remessa.

5 – Recebi uma mensagem do Alfaya Livreiro, informando que o livro comprado por mim foi postado hoje.  Quando será entregue?

Apresento a seguir o endereço para uma página dos Correios em que há links para informações sobre os prazos de entrega que, naturalmente, dependem da modalidade da remessa.  Você pode conferir em: http://www.correios.com.br/para-voce Por outro lado, podem ocorrer atrasos no cumprimento desses prazos pela ECT, sobretudo em épocas especiais, como carnaval, Natal, feriados prolongados.  Nesse mesmo link que fornecemos, há um botão que conduz à página de rastreamento das remessas.  Por lá é possível acompanhar o “status” da mercadoria.

6 – Como poderei rastrear minha compra?

O rastreamento de objetos realiza-se de uma maneira muito simples.  No endereço http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/ há uma janela na qual pode ser escrito ou colado o código para essa finalidade.  Quando posto um livro, os Correios me fornecem um recibo em que aparecem o CEP do cliente, o custo da remessa e o código para rastreamento.  Também constam daquele recibo o dia e a hora da postagem.  No mesmo dia em que despacho a mercadoria, envio uma mensagem eletrônica ao cliente com uma cópia desse recibo.  Além disso, para maior legibilidade, transcrevo, no corpo da mensagem os dados mais importantes, inclusive, o número do código.  Então, é só o comprador copiar aquele código, indicado na mensagem, e colar na caixa de diálogo da página de rastreamento dos Correios; em seguida, clicar no botão azul “buscar”.  Logo virá o “status” do objeto.

7 – A página de rastreamento dos Correios me informa que meu livro foi extraviado.  E agora?

Em caso de roubo ou extravio de único exemplar de objeto comprado, indicado na página de rastreamento do site dos Correios, você será inteiramente reembolsado pelo valor total gasto na aquisição (preço de capa + frete).  No caso de ser um objeto do qual exista mais de um exemplar, com iguais condições do extraviado, será oferecida a oportunidade de nova remessa, ficando o frete por conta da loja.  Porém, caso o cliente prefira a desistência da compra, a quantia total gasta lhe será devolvida.  Caso seja necessário esse reembolso, dá-se preferência a que seja realizado por meio de depósitos ou transferências em contas bancárias.  Importante: se o extravio decorreu de erro no fornecimento do endereço por parte do comprador, este perderá o direito ao reembolso.  Ver a respeito a resposta à pergunta seguinte.

8 – Forneci o endereço errado para remessa.  Como fica?

Num caso como esse, existem duas hipóteses: o livro que você comprou retornará à loja ou o livro comprado se extraviará.  Caso o livro retorne para mim, poderei reenviá-lo, desde que você me deposite novamente o dinheiro do frete.  Afinal, o transtorno foi causado pelo fornecimento errado do seu endereço.  No caso de extravio, você perde o direito ao reembolso.

9 – Comprei um livro, mas fiquei decepcionado com estado da obra.  Pensei que estivesse mais bem conservado.  Posso devolvê-lo?

Esforço-me para fornecer a melhor descrição possível do estado do produto.  Mas é claro que sempre entra aí um grau de subjetividade.  Caso a mercadoria adquirida decepcione ou você simplesmente se tenha arrependido por qualquer outro motivo da compra, pode devolvê-lo no prazo de sete dias, inclusive, a contar da data de entrega constante na página de rastreamento dos Correios.  Você será completamente reembolsado de todos os custos, inclusive, o da remessa para devolução.  De preferência, essa operação de reembolso deve ser realizada por meio de contas bancárias.  Respeito, quanto a isso, o disposto no Artigo 49 do CDC, Código de Defesa do Consumidor.

10 – O prazo de entrega já está vencido e o objeto, embora conste como postado, não chegou.  Que providência será tomada?

Se você comprou um objeto, forneceu um endereço certo à loja, ele consta como postado no site de rastreamento, mas já passou do prazo, sem que o tenha recebido, pode ter havido uma falha qualquer dos Correios que gerou atraso, mas isso não significa que o produto se extraviou.  Na verdade, somente se pode saber o que aconteceu com o objeto quando o resultado da remessa aparece no rastreamento.  Porém, se decorridos 28 dias desde a postagem o rastreamento dos Correios não fornecer uma solução, entrarei em contato com a ECT para saber o que está acontecendo.  Caso não haja uma resposta, em até dois dias, que defina a situação, considerarei que o objeto se extraviou e você será inteiramente reembolsado (custo do livro + frete), de preferência por meio do sistema bancário.

11 – Quais as formas de remessa adotadas pela loja?

No processo de fechamento da compra, serão oferecidas as seguintes modalidades de envio: Impresso Normal com Registro Módico; Carta Simples, registrada; PAC; Sedex.  Toda remessa será feita com valor declarado, pagando-se o respectivo seguro de remessa, pois esse investimento é relativamente barato (apenas 2% sobre o preço de capa) e aumenta muito as chances de que tudo corra bem com a remessa.  Atualmente, as formas PAC e Sedex, cujo preço varia conforme a distância entre o remetente e o destinatário, saem consideravelmente onerosas.  Já o Impresso Normal com Registro Módico atende a um valor de tabela que funciona para todo o Brasil, não importando a distância; o cálculo do frete é feito com base no peso + mais uma quantia fixa a título de registro, que, atualmente, acha-se em R$ 2,50.  Por sua vez, CDs e DVDs, serão remetidos como Carta Simples, registrada.  Remessas por carta podem ser feitas até o peso de 500 gramas.  Acima, atende aos preços e condições do Sedex.  Já o PAC, serviço para “encomendas” é mais utilizado para objetos mercantis de tamanho e aspecto variado.  Mas nada impede que livros, CDs e DVDs também sejam remetidos por essa forma, se o cliente assim optar, na hora de pagar pelo serviço.

12 – Interessei-me pelo livro “Teoria Geral do Processo Civil”, mas gostaria que a forma de envio fosse por “carta comercial”, mas não estou vendo tal opção para esse livro.

Acontece que o livro em questão pesa 942 gramas.  Os Correios somente aceitam remessa por carta (de qualquer categoria) até o peso de 500 gramas.  Mas você pode adquirir por Impresso Normal, com registro módico.  A remessa, conforme todas as demais, será feita por valor declarado, com seguro de remessa.  É possível ainda o envio por PAC e Sedex, formas mais caras de remessa, onde, além do peso, considera-se a distância entre o vendedor e o comprador, com base no CEP indicado pelo adquirente.

13 – Há quanto tempo existe o Alfaya Livreiro?

O Alfaya Livreiro começou como um blog, ofertando livros, em 23.04.2016.  Pouco tempo depois ingressou no portal Livreiro Online e, atualmente, mantém este site.  O nome do site deriva do sobrenome de seu responsável, Ricardo Alfaya, que já foi funcionário do Banco do Brasil, durante 21 anos, e atua no meio literário há 35 anos.  Alfaya é escritor (com cinco livros publicados), revisor e livreiro virtual.  Leia mais sobre o Alfaya Livreiro, clicando aqui. Você também encontrará mais informações sobre o processo de compra e venda de produtos, clicando neste link que o levará aos “Termos & Condições” do Alfaya Livreiro.