Ref.: PHDBHWMVA | Disponibilidade: 1 dia útil

DVD Filme: Tudo por uma ilusão, comédia, 2002

R$ 27,00
Descrição do produto

Título do filme no Brasil: Tudo por uma ilusão

Título original: Miss Firecracker

Direção: Thomas Schlamme

Atores principais: Holly Hunter, Tim Robbins, Mary Steenburgen, Alfre Woodard e Scott Glenn

Roteiro: Beth Henley

Categoria: DVD Diversos, Filme.

Gênero: Ficção, comédia (com alguns momentos dramáticos).

Colorido: Sim.

Falado: Sim.

Áudio (idiomas falados no filme): Inglês (original); Português (versão brasileira, dublagem opcional).

Legendas em português: Sim.

Trilha sonora: David Manssfield. A trilha musical, excelente, foi feita especialmente para o filme.

Local da filmagem: O filme se passa numa cidadezinha do Mississipi (dos 50 estados norte-americanos, o mais pobre). Embora se situe a sudeste do país, é considerado um estado tipicamente do Sul.

País de origem: EUA

Produção: Europa Filmes.

Tempo de execução: 102 minutos

Testado: Sim. Funcionando perfeitamente.

Ano do filme: 1989

Ano do DVD: 2002

Censura: Livre

Dimensões da embalagem: 18 cm x 13 cm x 1 cm

Tipo da embalagem: Estojo plástico inquebrável

Quantidade de mídias: Um DVD de filme.

Mídia original: Sim.

Peso com a embalagem: 146 g

Estado do DVD: Usado, seminovo (único dono, pouco uso).

Estado do encarte (capa interna): Novo (sem uso).

Estado do estojo: Usado, seminovo (único dono).

Estoque: Um exemplar.

Código de barras: 7897119441434

Cadastrado em: 20.03.2024


Mais informações:


Tudo por uma ilusão é uma comédia de costumes, inteligente, com alguns momentos de drama. Pode ser assistida apenas como diversão, sem maior compromisso: o enredo é dinâmico, envolvente, de fácil compreensão, prendendo a atenção do início ao fim. No entanto, a película também pode ser vista como uma crítica social ao preconceito, à discriminação, à vaidade fútil e ao american way of life .


Trata-se da versão em filme de uma peça teatral ( Miss Firecracker Contest ) escrita e roteirizada para o cinema pela mesma autora, a atriz e escritora Beth Henley (nascida no Mississipi).


Assim, a narrativa se destaca também pela densidade da relação psicológica entre os personagens e pela qualidade literária dos diálogos. O riso que a película provoca, portanto, não é o que leve propriamente ao gargalhar . É aquele mais íntimo, mais sutil, que às vezes até dói um pouco; que enternece, em alguns momentos; que comove, em certos casos, pela poética da situação.


Os cinco atores principais dão um banho de interpretação e formam um elenco de primeira grandeza. Todos com larga experiência em filmes diversos e já agraciados com prêmios, como o Oscar, inclusive.


O enredo comete ainda a ousada provocação de inserir um delicado romance inter-racial, em pleno Sul dos EUA (a área de maior racismo explícito daquele país). Esse romance é protagonizado pelos excelentes Tim Robbins e Alfre Woodard: esta, uma mulher belíssima que se transforma completamente para viver a ingênua e inesquecível Popeye, com suas tranças, olhos grandes e óculos de grossos aros de tartaruga.


Por sinal, em relação à película, pode-se considerar aceitável a versão do título "Miss Firecracker", em português, para "Tudo por uma ilusão". Já menos apropriada foi a versão apresentada no filme em si: "Miss Estalinho". Porém, o título original "Miss Firecracker", inspirado no título homônimo de um concurso de beleza (elemento central na trama) contém um humor que se perde na versão. Pois podemos traduzir "Miss Firecracker", literalmente, por "Miss Foguete", numa alusão cômica e ambígua aos fogos de artifício que espoucam antes e depois do referido concurso. Desse fato, inclusive, advém o "uma comédia explosiva", referido na capa (ver foto), e que se acha, também, em inglês, na edição original do DVD norte-americano.


No filme, seguindo a conclusão do enredo, é pertinente ver nesses fogos uma metáfora da própria "explosão" da protagonista, isto é, de seu "gozo" e, por que não dizer, de sua "iluminação", pelo fato de, por fim, despertar de sua ilusão.

Ainda, em relação ao título em inglês, pesquisando na internet, encontra-se um irreverente cartaz, relativo à peça teatral que deu origem ao filme. Nele, a protagonista surge montada num fálico foguete, viajando em direção à Lua, que sorri para a viajante. No filme, o papel de foguete é "interpretado" pela cúpula, em forma de abóboda, de um pequeno observatório astronômico da cidade, invadido e escalado, em diferentes momentos, pelas duas personagens que atingem as estrelas , no filme: a protagonista, aspirante ao título de Miss Firecracker , e sua fiel amiga e apoiadora Popeye. (R. A.)


Importante: Comprar mercadorias ou serviços no Alfaya Livreiro significa estar de acordo com os nossos Termos de Uso . Assim, é altamente recomendável a leitura das condições ali dispostas. Para isso, basta clicar no respectivo título, no rodapé do site .

Receba novidades e promoções!