QUEM SOU


[Foto tirada por Lucília Dowsley, em 2016, no café e livraria Arlequim, no Paço Imperial, na Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.  Lucília, responsável pela Dowslley Editora, foi aquela que produziu e editou, naquele mesmo ano, meu livro "Fronteiras em Liquidação", poesia."]

Meu nome completo é Ricardo Ingenito Alfaya, mais conhecido por Ricardo Alfaya, nome artístico adotado por mim. Meu pai era espanhol; minha mãe, brasileira, mineira, descendente de italianos. Sou natural do Rio de Janeiro, cidade em que resido. Divorciado, sem filhos. Graduado em Direito (pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ) e em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo (pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA). 

Trabalhei como funcionário do Banco do Brasil S. A., durante 21 anos. No BB, exerci diversas funções, inclusive, a de Professor de Relações Humanas, para o Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal (DESED). Ainda para o BB, corrigi provas de redação de concurso interno.

Paralelamente, exerci as funções de redator e revisor para a Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Depois da FGV, fui para a Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social, MUDES; lá trabalhei como repórter, redator e auxiliar de revisão do tabloide Perspectiva Universitária (PU), distribuído pela Fundação, graciosamente, em universidades, bibliotecas e centros culturais.

Desde o começo de minhas múltiplas atividades profissionais, escrevi e remeti meus textos (em verso e prosa) para diversos jornais, revistas e antologias, sendo regularmente publicado.

Produzi ainda, em coedição com Amelinda Alves, o boletim Nozarte, Informativo Cultural. O periódico existiu de 1995 a 2007, com um total de 16 edições. Até 2000, foi apenas impresso, sendo distribuído, pelos Correios, a uma média de 300 escritores a cada número. Depois do ano 2000, com a utilização da internet, as edições passaram a ser impressas e virtuais, chegando a 900 exemplares.

Venho participando também do Movimento de Arte Postal e Poesia Visual, com trabalhos em exposição no Brasil e no exterior. Hoje, tenho preferido divulgar esse gênero pela internet.

Tenho cinco livros publicados, todos de poesia: "Através da Vidraça", São Paulo, Poeco, 1982, livro solo. "Sujeito a Objetos", Rio de Janeiro, Ibis Libris, 2003, inserido em "Rios", antologia de livros, com quatro outros autores, cada qual com sua própria obra individual. "Frutos da Paixão", a exemplo do livro anterior, inserido em "Vertentes", Rio, Five Star, 2009, coletânea da qual participaram cinco autores, também cada qual com seu título individual. "Álbum Sem Família", livro com 100 poemas, apresentados como se fossem fotos num álbum; volume inserido em "Quadrigrafias", Uapê, Rio de Janeiro, 2015; dessa obra, igualmente participam quatro outros autores, com livros próprios. Por fim "Fronteiras em Liquidação", 2016, livro solo, que obteve o "Prêmio Diretoria", concedido pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, em seu ano de lançamento. Todos os títulos citados dispõem de exemplares à venda neste site-livraria. Nas fichas você encontra muito mais detalhes sobre cada um deles, inclusive, com informações sobre os outros autores participantes dos três livros coletivos citados.

Tenho também inúmeros contos, crônicas, artigos e ensaios que aparecem em mais de 70 periódicos, sites literários e livros diversos. Isso sem falar na enorme quantidade de material ainda inédito que guardo por aqui. Afinal, são 44 anos de atividade literária. Das antologias, a mais significativa para mim foi a publicação de cinco poemas, mais biografia, no número 90 da Revista Brasileira, órgão da Academia Brasileira de Letras (ABL), por iniciativa do escritor Marco Lucchesi, na época, na Presidência da Instituição. Exemplares do número 90, da Revista Brasileira, acham-se disponíveis nesta livraria.

Atualmente, faço também consultoria, isto é, ajudo o autor a escolher e organizar o material escrito para um livro. Atuo ainda como redator "freelancer", produzindo diversos tipos de texto sob encomenda.

Quanto à função de livreiro independente, estou nela desde 2015. Passei por várias plataformas e atualmente estou centrado no Alfaya Livreiro, aqui na Yampi. Porém às vezes utilizo outros espaços, como blogs, marketplaces e Redes Sociais.

Não tenho loja física, mas disponho de uma Caixa Postal, na Agência dos Correios Largo do Machado, cujo endereço completo informo mais abaixo.

Também posso ser encontrado no Facebook e no Instagram, a partir de meu nome completo: Ricardo Ingenito Alfaya.

Quem desejar conhecer um pouco de minha obra literária, via internet, pode consultar a página de "links", existente neste site-livraria. Lá haverá conexões com espaços que me divulgam. Inclusive, o Site do Escritor Ricardo Alfaya, mantido no Prosa & Verso, vinculado ao portal Recanto das Letras.

Contatos virtuais devem ser feitos, preferencialmente, pelo e-mail alfayalivreiro@gmail.com - No rodapé das páginas da loja há também o número de meu WhatsApp [(21) 98112-2930]. Caso opte por essa modalidade de intercâmbio, solicito que grave uma mensagem de texto ou de voz, identificando-se e fazendo alusão explícita ao Alfaya Livreiro, apresentando sua pergunta ou comentário. 

Aceitam-se doações de obras novas ou usadas. As que não contenham dedicatória do autor a mim dirigida provavelmente serão postas à venda, assim que oportuno. Livros, revistas, jornais, CDs, DVDs e outros objetos culturais podem ser remetidos para:

RICARDO ALFAYA
Caixa Postal 16134
AC Largo do Machado
Largo do Machado, 35
Catete
Rio de Janeiro-RJ
22221-971

Sinta-se à vontade para pedir maiores informações sobre os produtos oferecidos, bem como, a respeito de meus serviços de consultor e redator. Inclusive, para solicitar orçamento, sem qualquer compromisso.

Agradeço ter chegado até aqui.

Saudações,
Ricardo Alfaya
Rio de Janeiro, 15 de novembro de 2023.





Receba novidades e promoções!