Ref.: 9QQSNPU2M | Disponibilidade: 1 dia útil

Livro, contos. Yordan Raditchkov. Contos de Tenetz

R$ 21,00
Descrição do produto

Título: Contos de Tenetz

Autor: Yordan Raditchkov (1929-2004)

Peso com a embalagem: 260 g.

Categoria: Ficção em Prosa, Contos (contos búlgaros traduzidos)

Editora: Thesaurus (Brasília-DF)

Ano da edição: 2004

Dimensões: 21 cm x 14 cm x 1 cm

Encadernação: Brochura. Impresso em papel pólen, de cor bege, de 80 gramas.

Orelhas: Sim. Na esquerda, foto e dados do autor. Na direita, dados dos tradutores.

Idioma: Português

Tradução e Apresentações: Rumen Stoyanov e Anderson Braga Horta

Observação: Traz ilustrações, em preto e branco, nas páginas separatórias dos contos.

Páginas: 125 p.

ISBN: 85-7062-457-3

Código de barras: 9788570624574

Estoque: Um exemplar.

Estado do volume: Novo, sem dedicatória, sem folha arrancada, sem qualquer uso, em perfeito estado. Edição primorosa.

Cadastrado em: 17.02.2024


Mais informações:


Yordan Raditchkov (1929-2004) foi um escritor búlgaro. Conforme muito bem observa Rumen Stoyanov, em sua introdução ao volume, a Bulgária é um país peculiar, que vive longe dos holofotes, um tanto isolado. De fato, a maioria dos brasileiros sabemos pouco a respeito daquele país. Isso, no entanto, não significa que a Bulgária não tenha uma significativa origem, que remonta a, pelo menos, seis mil anos.


Stoyanov exibe um pouco das peculiaridades búlgaras e diz que o faz para que se possa melhor apreciar os contos (curtos e modernos) de Yordan. De fato, após aquele texto e também mediante as claras observações de Anderson Braga Horta, os Contos de Tenetz adquirem um significado muito especial.


Podemos perceber, por exemplo, que a aldeia búlgara imaginária em que se passam todas as histórias (à exceção de uma, que transcorre em Sófia) representa, de certa maneira, uma metáfora da própria Bulgária, um modo simbólico de referir-se à nação, que, embora europeia, possui uma localização geográfica, uma história e uma formação muito diferenciada em relação aos países mais badalados do Continente. Isso fica muito perceptível, por exemplo, no conto Paris Está de Férias , em que um simplório aldeão búlgaro vai de trem a Paris. Nesse conto de viagem, Yordan descreve a aventura de seu personagem de uma forma simples e realista, porém, cria uma atmosfera que remete às narrativas de Kafka ou ao teatro do absurdo de Beckett.


Yordan consegue o prodígio de escrever suas histórias de um jeito em que o passado medieval e a modernidade (às vezes com toques de ficção científica) se fundem. Na verdade, Yordan é dono de um estilo único. Posso mesmo dizer que nunca vi alguém escrever como ele. Há uma mistura de fábula com sonho, de realidade com fenômenos transcendentais ou simplesmente absurdos. Porém, e esse é um ponto importante, tudo escrito de uma maneira incrivelmente clara, delicada e elegante. E há crítica social e de costumes, porém, sempre de um jeito terno, gentil, humano.


E os contos? São mesmo de Yordan ou de um Tenetz? Como? Quem ou o que é um Tenetz? Esse é um dos tantos mistérios desse livro, que somente quem o ler decifrará.


Yordan Raditchkov, autor de mais de 60 livros e peças teatrais, é considerado o mais célebre escritor contemporâneo da Bulgária. A carnavalização (Bakhtin), que realiza em obras como os Contos de Tenetz , tem por meta responder com absurdo ao absurdo da vida. (R. A.)


IMPORTANTE: Adquirir produtos ou serviços no Alfaya Livreiro significa estar de acordo com os nossos Termos de Uso . Assim, é altamente recomendável a leitura das condições ali dispostas. Para isso, basta clicar no respectivo título, no rodapé do site .

Receba novidades e promoções!