Ref.: HRRU697UA | Disponibilidade: 1 dia útil

Revista Brasileira, nº 90, da ABL, poesia e prosa

R$ 61,00
Descrição do produto

Título: Revista Brasileira, número 90

Editor: Marco Lucchesi, para a Academia Brasileira de Letras (ABL)

Peso com a embalagem: 584 g.

Frete: O preço de capa inclui o valor do frete para todo o Brasil.

Categoria: Revistas

Ano: 2017

Edição: Ano VI, número 90, janeiro, fevereiro e março de 2017.

Dimensões: 23 cm x 16 cm x 1 cm

Encadernação: Brochura

Orelhas: Sim. Nas duas, o histórico da Revista Brasileira .

Idioma original: Português

ISSN: 0103707-8.

Código de barras: 9770103707200

Páginas: 280 p.

Estoque: Dois exemplares.

Estado de conservação: Os dois exemplares estão novos, sem uso. Sem dedicatória, sem folhas arrancadas, sem qualquer dano, em perfeito estado. Revista em formato de livro, com primorosa edição e fino acabamento.

Cadastrados em: 18.02.2024

Observação 1: A revista contém ilustrações.

Observação 2: Impressa nas oficinas gráficas da Editora Vozes, Petrópolis-RJ.


Mais informações:


Exemplares raros e especiais, com reflexões sobre os 100 anos da Revolução Russa (1917-2017), realizadas por diversos autores.

O número 90 da Revista Brasileira, da ABL, contém poesia e prosa. Sete poetas brasileiros estão nesse número, cada qual com cinco poemas e minibiografia, conforme a ordem de entrada: Solange Rebuzzi, Ricardo Alfaya, Alexandra Vieira de Almeida, Hugo Langone, Suzana Vargas, Maurício Cardozo e Ana Martins Marques.


Traz ainda a seção bilíngue (em espanhol e português) Poesia do Paraguai , com poemas de Jacobo Rauskin e Susy Delgado.


Três artigos curtos em prosa homenageiam o poeta e crítico Ferreira Gullar (os três da autoria dos membros da ABL: Nélida Piñon, Ana Maria Machado e Antônio Carlos Secchin).


Apresenta ainda o conto O último cônsul em Trieste , de Jorge Sá Earp.


A seção Memória Futura resgata um interessante artigo, sob o título Futurismo versus Passadismo , relativo a uma polêmica conferência do escritor Graça Aranha, pronunciada na ABL e publicada no jornal O Paiz , em 1924.


Conforme disse no início desta sinopse, esse número 90 evoca os 100 anos da Revolução Russa de 1917, com quatro textos: a entrevista Um brasileiro na Rússia? , concedida pelo crítico literário Paulo Bezerra, também, tradutor de Dostoiévski; o depoimento Minha revolução , de Zoia Prestes, que abre com um poema de Bertold Brecht; o ensaio 1917-2017: Cem anos da história da história da Revolução Russa , por Angelo Segrillo, professor de História, com mestrado em Moscou. A seção se completa com o estudo Jayme Adour da Câmara, uma bibliografia russa e uma carta tolstoiana , da autoria de Bruno Barretto Gomide, Doutor em Teoria e História Literária, além de professor de Literatura e Cultura Russa na USP (Universidade de São Paulo).


José Pastore faz o Elogio da obra de Angela Alonso, Doutora em Sociologia, cujo livro histórico-sociológico Flores, votos e balas , relativo à eclosão do movimento abolicionista brasileiro, obteve dois importantes prêmios: o Jabuti e o da ABL.


A revista contém ainda 12 ensaios: A descoberta de Portugal (Robert Southey); Hannah Arendt, 110 anos (Celso Lafer); Os estrangeirismos na Língua Portuguesa (Arnaldo Niskier); A política externa brasileira e o Oriente Médio: desafios do século XXI (Cristina Soreanu Pecequilo); O novo Presidencialismo: uma proposta para o Brasil (Marcus Vinicius Furtado Coelho); Pluralismo moral e tolerância religiosa (Leonardo Barros da Silva Menezes); O centenário de Zélia Gattai: uma ponte entre Itália e Brasil (Antonella Rita Roscilli); Poesia, eternidade e símbolo (Wagner Schadeck); Haydée Nicolussi (1905-1970). A formação de uma escritora ítalo-capixaba (Francisco Aurélio Ribeiro); Homenagem a Marcos Vilaça (José Paulo Cavalcanti Filho); Utopia é ficção (João Almino); Um Haroldo de Campos italiano (Fabrizio Rusconi).


Por fim, além dos excelentes textos, a revista traz a reprodução, em bege e branco, de dez belos trabalhos de artes plásticas do premiado pintor, cineasta, diretor de TV e escritor Rodrigo Gonçalves. (R. A.)


IMPORTANTE: Adquirir produtos ou serviços no Alfaya Livreiro significa estar de acordo com os nossos Termos de Uso. Assim, é altamente recomendável a leitura das condições ali dispostas. Para isso, basta clicar no respectivo título, no rodapé desta página.


Receba novidades e promoções!