Descrição do produto
Título: A Menina do Faz de Conta
Autora: Regina Vianna
Peso com a embalagem: 236 g
Frete: O preço de capa já inclui o valor do frete para todo o Brasil.
Categoria: Infantojuvenis (Contos)
Editora: Dowslley (Niterói / Rio de Janeiro)
Ano da edição: 2017
Dimensões: 21 cm x 14 cm x 1 cm
Encadernação: Brochura
Orelhas: Sim.
Prefácio: Ricardo Alfaya
Quarta Capa: Trechos da obra
Idioma original: Português
Páginas: 92 p.
ISBN: 978-85-69589-24-2
Código de barras: 9788569589242
Estoque: Um exemplar
Cadastrado em: 12.01.24
Estado de conservação: Livro raro. Volume novo, sem uso, sem dedicatória, sem folhas arrancadas, em perfeito estado.
Mais informações:
A Menina do Faz de Conta , livro infantojuvenil, de contos, à venda no Alfaya Livreiro. A obra marca a estreia literária da amazonense Regina Vianna, atualmente moradora de São Paulo. Trata-se de um volume de múltiplas qualidades, capaz de agradar tanto ao público da faixa etária a que se destina quanto aos adultos. Regina é graduada em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso, do Rio de Janeiro. Aprimorou-se, realizando vários cursos. Dentre eles, três anos em História da Arte e Cinema, pela Sorbonne (França). Além disso, residiu em várias cidades do exterior, como Barcelona (Espanha), Paris (França), Nova York (Estados Unidos) e Buenos Aires (Argentina). Toda essa rica vivência fez com que pensasse a infância e a juventude com rara sensibilidade, produzindo quinze belas histórias, que se passam no Brasil.
São contos líricos, oníricos, socialmente críticos. Alguns deles flertam com o realismo mágico, mas sempre transmitindo um conteúdo pertinente à realidade de nossos dias.
Entre os méritos da obra, está o da ausência de maniqueísmo. Isto é, escrevendo para jovens, respeita-lhes a inteligência, descartando conteúdos manipuladores ou que se pretendam moralizadores: tendências tão comuns nesse gênero, que terminam, muitas vezes, por destruir a magia da obra, além de restringir o sentido das narrativas.
Muito pelo contrário, Regina combina realidade e fantasia, de tal maneira, que leva o leitor a se confrontar com o incomum, o que o conduz à expansão do pensamento e da reflexão. É o que sucede, por exemplo, no conto O menino turco , em que se desenrolam cenas mágicas e sensuais, num clima encantador e exótico, repleto de sabor oriental.
Aliás, sensualidade e sexualidade são aspectos marcantes no livro. Embora há mais de um século provada por Freud, a existência da sexualidade infantil é ainda um tabu, raramente surgindo em obras voltadas para o público infantojuvenil. Regina trata do tema com delicadeza e sensibilidade. Narrativas como Aquelas tardes , entre outras, são inesquecíveis.
Outro tema muito presente, e com o qual a autora lida muito bem, é o da perseguição a crianças que se mostrem diferentes do grupo, o atualmente chamado bullying . O assunto aparece em histórias como Palito engomado e Jabuti não gosta de carinho .
Regina apresenta a fantasia, o encanto, a arte como formas de resistência. Afinal, por toda parte, há um mundo hostil , mascarado às vezes com rótulos inocentes, como em Estrela do Agreste , nome de uma cidade estranha e fictícia que nomeia uma das narrativas mais interessantes.
Por outro lado, o encanto voa solto, nas ruas de Copacabana, no originalíssimo A borboleta azul e a mariposa dourada . Uma bela fantasia em que uma colorida e delicada borboleta é auxiliada, em sua imersão no caos urbano, por uma sofrida e experiente mariposa, símbolo do underground , tal o dostoievskiano homem do subterrâneo .
Para terminar, dentre os tantos aspectos positivos e criativos da obra, impossível deixar de ressaltar justamente a presença, nas narrativas, dos vários bichos (borboleta, mariposa, formiga, cachorro, gato, jabuti), presenças características de um livro do gênero. E esses animais recebem um tratamento ostensivamente ligado às questões alusivas ao meio ambiente. Afinal, antes de tudo, Regina sugere a seu leitor o desenvolvimento de uma moral própria e de uma postura crítica perante a realidade. Proposta de que ela mesma dá testemunho. (R. A.)
IMPORTANTE: Adquirir produtos ou serviços no Alfaya Livreiro significa estar de acordo com os nossos Termos de Uso. Assim, é altamente recomendável a leitura das condições ali dispostas. Para isso, basta clicar no respectivo título, no rodapé desta página.