Descrição do produto
Título: Janelas de Leitura
Autor: Joaquim Branco
Peso com a embalagem: 243 g
Frete: O preço de capa já inclui o valor do frete para todo o Brasil.
Categoria: Crítica Literária (crônicas e resenhas; temas diversos)
Editora: Fundação Comunitária Educacional de Cataguases (Funcec). Apoio: Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Cataguases (MG), obra patrocinada pela Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura.
Ano da edição: 2010
Dimensões: 21 cm x 14 cm x 1 cm
Encadernação: Brochura
Orelhas: Sim. Na esquerda, lista com as diversas obras publicadas pelo autor. Na direita, apreciação de Glaucia Maria N. C. de Oliveira.
Prefácio: Adrino Aragão, escritor.
Capa: Natália Tinoco Santos Branco Ribeiro.
Idioma original: Português
Páginas: 116 p.
ISBN: 978-85-61636-15-9
Código de barras: 9788561636159
Estoque: Dois exemplares.
Cadastrados em: 17.01.24
Estado de conservação: Novo, sem qualquer uso, em perfeitas condições.
Observação: O preço de capa, que já inclui o frete, é para cada exemplar.
MAIS INFORMAÇÕES:
Janelas de Leitura é uma obra que se abre para diversos temas da literatura universal, conforme sugere a bela capa de Natália Tinoco. Nesse aspecto, realiza agradável viagem, que passa pelos textos de grandes autores nacionais e estrangeiros. São crônicas e resenhas em que a escrita flui, de maneira notável. Aliás, a clareza e a fluidez foi um dos objetivos do autor, conforme declara na apresentação Recepcionando o leitor . São 32 produções concisas que conseguem a rara combinação de profundidade com leveza da escrita. Saímos do livro como quem desce de um avião, após rodar pelo mundo: repletos de imagens, sensações, pensamentos. Porém, ninguém melhor do que o próprio Joaquim Branco para sintetizar o volume. Transcrevo, então, na íntegra, a supracitada apresentação por ele produzida (R. A.):
Este livro é uma reunião de alguns pequenos textos publicados por mim na imprensa cataguasense e de outras cidades.
São resenhas literárias em forma de crônica, às quais procurei dar um tom mais leve, para que o leitor as leia com o espírito pronto para acolhê-las da melhor maneira.
Aqui falo inicialmente de autores e obras representativas de nossa cidade, em vários ciclos do tempo, começando pelos membros da Revista Verde , passando pela equipe de Meia-Pataca e finalizando com os do grupo Totem do qual participaram poetas dos anos 1960/70.
A seguir, passo por obras mestras da literatura nacional e mundial, entre as quais as de Charles Dickens, Guimarães Rosa, Franz Kafka, Albert Camus, Ernest Hemingway, Machado de Assis, James Joyce e outros.
As temáticas variam de contos de fadas às teorias da recepção, do prazer da leitura aos tipos de narrador e personagens, de poemas que alteraram a face de seu tempo aos que se fizeram em épocas de guerra, portanto, um painel bastante amplo e que vai interessar tanto a pesquisadores e estudantes, quanto a diletantes e a prazerosos leitores que se aventurarem no conhecimento, percepção e entendimento de autores e obras significativos de todos os tempos.
Da página 87 à 99, registrou-se uma pequena Fortuna Crítica, para dar ao leitor uma mostra da opinião crítica de alguns escritores sobre meus livros já publicados.
Boa leitura e boa viagem! (Joaquim Branco).
Joaquim Branco escreve em verso e prosa. Participa também do movimento de poesia visual, com inúmeros trabalhos em livros, catálogos e exposições (nacionais e internacionais). Professor de Literatura Brasileira pelas Faculdades Integradas de Cataguases (FIC). Mestre em Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF). Doutor em Literatura Comparada pela UERJ. Tem mais de 20 livros publicados, de diversos gêneros. (R. A.)
IMPORTANTE: Adquirir produtos ou serviços no Alfaya Livreiro significa estar de acordo com os nossos Termos de Uso. Assim, é altamente recomendável a leitura das condições ali dispostas. Para isso, basta clicar no respectivo título, no rodapé desta página.