Ref.: 2XPVW2CVC | Disponibilidade: 1 dia útil

Livro: Marcelo Mourão, Rotas e Rostos, ensaios

R$ 52,00
Descrição do produto

Título: Rotas & Rostos: questões da Literatura Brasileira

Autor: Marcelo Mourão

Peso com a embalagem: 266 g.

Estoque: Um exemplar.

Dimensões: 21 cm x 14 cm x 1 cm

Categoria: Crítica Literária (ensaios)

Editora: Ventura (Rio de Janeiro)

Ano da edição: 2019

Encadernação: Brochura.

Orelhas: Sim. Em ambas, comentário crítico da Profa. Dra. Zenaide Bassi Ribeiro Soares, Diretora de pesquisa e publicações do Centro de Estudos de Letras, Artes e História (CELARTH).

Prefácio: Ricardo Alfaya (escritor, livreiro, revisor e crítico literário)

Capa: Tchello d Barros

Quarta capa: Dados do Autor.

Idioma original: Português.

Páginas: 128 p.

ISBN: 978-85-400-2757-2

Código de barras: 9788540027572

Cadastrado em: 03.02.24

Estado de conservação: Exemplar novo, sem uso, sem dedicatória, sem página arrancada. Em perfeito estado.



Mais informações:


Livro raro.


O volume se compõe de sete ótimos ensaios sobre os seguintes temas, conforme o sumário: 1. Panorama da poesia brasileira nas décadas de 1960 e 1970. 2. Entre caprichos e relaxos: a poética de Paulo Leminski. 3. A poesia brasileira na década de 1980. 4. Poesia e política no Brasil dos anos 1980: Feira de Poesia e Passa na praça : filhos da redemocratização. 5. Machado de Assis, as escolas literárias e a formação de seu estilo único. 6. De Alencar a Rubem Braga: o desenvolvimento da crônica no Brasil. 7. Salomão, Bilac e Cecília: aproximações e afastamentos.


Para escrever a obra, Marcelo não se limitou à consulta de gabinete. Foi para as ruas, correu atrás, entrevistou um monte de gente. Todos, claro, participantes dos movimentos literários que analisou. Investigou também páginas e páginas da internet, reunindo uma vasta e notável bibliografia sobre cada tema. Organizou tudo de maneira admirável e costurou tudo isso com a sua notória habilidade de ótimo escritor. Conforme observa a Profa. Dra. Zenaide Bassi Ribeiro Soares, em seu excelente comentário para as orelhas do volume, o livro transcorre em linguagem leve e acessível , consistindo numa leitura histórica e antropológica de nosso país através das artes . O resultado, uma obra de agradável leitura e que, ao mesmo tempo, já nasceu indispensável à compreensão tanto da poesia quanto da crônica feita no Brasil. Inclusive, porque se caracteriza pelo pioneirismo, ao aprofundar-se no estudo de uma década do século passado, os anos 80, sobre a qual havia, de fato, pouco material escrito reunido. Portanto, sem dúvida, Rotas & Rostos supre uma lacuna.


Ressalte-se ainda que o autor fornece uma visão plena, com direito a fina análise ideológica, do ideário e das práticas do Centro Popular de Cultura (CPC), dos anos 60. Um registro e estudo também muito importante, pois esse movimento ocorreu durante a conturbada década de 60, quando o país tombou sob o duro regime militar que se instaurou a partir de 1964. Desde então, a censura passou a tolher os movimentos culturais e a cercear o acesso à informação que não fosse do interesse do Sistema. O regime extremista tolheu, em especial, as notícias e comentários que lhe fizessem críticas ou trouxessem propostas sociais inovadoras. E essa foi uma situação que se manteve até 1979, já bem próximo ao fim da ditadura, quando começou a ocorrer a exótica abertura lenta, gradual e segura , implementada pelo último ditador daquela época, o general João Figueiredo.


Rotas & Rostos , assim, configura-se uma obra de resgaste da memória, em especial, quanto aos rostos que praticaram a poesia falada no Rio de Janeiro. Mas, como se vê pelos títulos dos capítulos no sumário, o mergulho histórico também contempla a importantíssima obra de Leminski, com apreciação do ideário do poeta. Vai mais fundo ainda e analisa o estilo de Machado de Assis, em busca das rotas que inspiraram e possam inspirar ainda a escrita e a crítica literária das gerações futuras. Com esse mesmo espírito, o consistente ensaio em que se mostra o desenvolvimento da crônica no Brasil. Igualmente, a análise dos ideários e métodos de trabalho de três grandes rostos da poesia brasileira (Waly Salomão, Olavo Bilac e Cecília Meireles), por meio da leitura crítica de poemas metalinguísticos desse trio de autores.


Dessa forma, apesar da diversidade de temas tratados, o livro adquire notável unidade, à medida que todos esses sete capítulos convergem para o sentido de busca de rotas tanto para o escritor quanto para quem deseje se dedicar à crítica literária contemporânea, sendo o rosto do próprio Marcelo mais um a iluminar tais caminhos, com seu criativo método de trabalho.


Por fim, um cumprimento especial ao poeta, crítico e ativista cultural Tchello d Barros pela belíssima e criativa capa do livro, um belo poema visual.(R. A.)


Dados de Marcelo Mourão: Estudou História (UFRJ) e Letras: Língua Portuguesa e Literatura (UNESA). É mestre e doutor em Literatura Brasileira (UERJ). Poeta, escritor, pesquisador, crítico literário e produtor cultural. Criador, produtor e apresentador do sarau POLEM, iniciado em 2008, no Leme (RJ). Desde 2021, é vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ). Há textos de Marcelo em várias antologias, periódicos literários, sites e revistas acadêmicas do Brasil. Possui seis livros solo publicados: O diário do camaleão , poesia, 2009; Temas em literaturas de língua portuguesa: os diferentes olhares , crítica literária, 2015. Máquina mundi , poesia, 2016; Rotas e rostos, questões de literatura brasileira , crítica literária, 2019; Poememes , poesia, 2021; Mosaico , 2023, ensaios de crítica literária . No momento em que escrevo esta resenha (03.02.24), encontram-se à venda nesta loja: Máquina mundi , Rotas e rostos ( ) , Poememes e Mosaico . Todos novos e sem dedicatória. (R. A.)


IMPORTANTE: Adquirir produtos ou serviços no Alfaya Livreiro significa estar de acordo com os nossos Termos de Uso . Assim, é altamente recomendável a leitura das condições ali dispostas. Para isso, basta clicar no respectivo título, no rodapé do site .

Receba novidades e promoções!