Descrição do produto
Título: Magnificat
Autor: Márcio Catunda
Peso com a embalagem: 194 g
Frete: O preço de capa inclui o valor do frete para todo o Brasil.
Categoria: Poesia e Espiritualidade (Catolicismo e Esoterismo)
Editora: Dowslley Editora (Niterói-RJ)
Ano da edição: 2024
Dimensões: 15 cm x 10 cm x 1 cm (livro de bolso)
Encadernação: Brochura
Ilustração da capa: Álcio Barroso
Orelhas: Sim.
Idioma: Português (original)
Páginas: 148 p.
Estoque: Dois exemplares
Cadastrados em: 05.10.2024
Estado de conservação: Novo, sem uso. Lançado em 2024. Livro raro. Sem dedicatória, sem folhas arrancadas, sem manchas de umidade, sem marcas de fita adesiva, sem furos provocados por inseto, sem sujeira, sem anotações, sem sublinhados, sem páginas rasgadas. Encadernação firme, em perfeitas condições.
MAIS INFORMAÇÕES:
Magnificat, de Márcio Catunda, é um livro raro, por ser escasso no mercado e também por seu conteúdo. Volume de poesia, igualmente agradará aos apreciadores de textos espiritualistas, lembrando que a obra tanto celebra o catolicismo (sobretudo na figura de Jesus, presente já na capa) quanto o espiritualismo, num sentido amplo. Há passagens que sugerem a reencarnação, a Lei do Carma, o zen-budismo e a meditação. Aproximadamente 90% dos poemas são em verso (muitos deles com métrica e rima, inclusive, sonetos). Outros 10% são poemas em prosa ou prosa poética, conforme se preferir. A temática é variada, mas tendo sempre por foco a espiritualidade (inclusive, no sentido da criação artística). Este aspecto confere ao conjunto, simultaneamente, variedade e unidade de conteúdo. É um livro "pra cima", sem, no entanto, incidir num otimismo vazio de fundamento. Nestes tempos distópicos, "crer" permite ao ser humano uma esperança. Menos não seja, a de apreciar a vida em si e celebrá-la, conforme faz Márcio, sobretudo nos poemas dedicados à natureza.
Jesus aparece não apenas na capa. Protagoniza diversos textos, inclusive os nove cantos reunidos sob o título "Os Milagres do Divino Mestre", em que se recontam, em belos versos, os célebres feitos de Jesus.
Quanto ao termo "Magnificat", vincula-se à tradição da Igreja Católica, aludindo ao canto feito pela Nossa Senhora, no momento da Anunciação. Instante em que ela expressa seu louvor e agradecimento ao Senhor, em virtude das magnificências que lhe foram concedidas. De acordo com o Papa Francisco, é um hino de louvor que poderíamos definir como "o cântico da esperança".
De fato, a esperança aparece diretamente em dois títulos do livro e indiretamente em outros dois, que se referem à cor verde. Mas é no poema "Esperança", da página 99, que Márcio expressa bem claramente o sentido de seu "Magnificat": "A esperança é o que fica / depois de todos os revezes." Passa então a enumerar as diversas expectativas positivas que o alimentam e com as quais, tenta, por sua vez, inspirar as pessoas.
Ou seja, o autor se mostra mais do que consciente da gravidade do momento atual. Porém, compreende que desesperar somente agravará a situação. A exemplo do procedimento do existencialista Soror Kierkegaard, Márcio encontra solução voltando-se para Jesus. A esperança se revela a arma magnífica para enfrentar estes difíceis tempos.
Voltando aos aspectos técnicos, o livro contém 93 poemas em 142 páginas de texto, o que dá um pouco mais de uma página por poema, em média. Isto é, a maior parte dos escritos é concisa. As cinco páginas finais são ilustradas com fotos do autor junto a amigos do meio literário. A edição da Dowslley foi primorosa. Por fim, o livro pode ser guardado numa bolsa ou num bolso para ser consultado a qualquer instante em que se precise de um alento. (R. A.)
IMPORTANTE: Adquirir produtos ou serviços no Alfaya Livreiro significa estar de acordo com os nossos Termos de Uso. Assim, é altamente recomendável a leitura das condições ali dispostas. Para isso, basta clicar no respectivo título, no rodapé desta página.