Ref.: FSY6PRSWX | Disponibilidade: 1 dia útil

Livro, Crítica Literária: Márcio Catunda, Paris e seus poetas visionários. Batel, RJ, 2 ed, com fotos, 2021, 480 p.

R$ 75,00
Descrição do produto

Título: Paris e seus poetas visionários

Autor: Márcio Catunda

Peso com a embalagem: 890 g

Frete: O preço de capa já inclui o valor do frete para todo o Brasil.

Categorias: Crítica Literária, Biografias (dos 25 autores), Ficção (Crônica da Viagem do autor) e Poesia (poemas intercalados).

Editora: Batel (Rio de Janeiro)

Ano da edição: 2021

Número da edição: 2ª ed. (Houve uma edição anterior desse livro, com a mesma capa, por outra editora. O autor resolveu fazer esta segunda, mais leve em peso (papel com menor gramatura), mas com o mesmo número de páginas e o mesmo conteúdo).

Dimensões: 22 cm x 15 cm x 3 cm

Encadernação: Brochura

Orelhas: Sim. Em ambas, comentário do escritor Anderson Braga Horta (de Brasília-DF)

Idioma original: Português. Há também algumas inserções de poemas em francês, sem tradução, para ilustrar argumentações. No entanto, a parte narrativa e argumentativa são todas em português.

Páginas: 480 p.

ISBN: Não informado na quarta capa.

Código de barras: 9786587133492

Estoque: Um exemplar

Cadastrado em: 04.02.24

Estado de conservação: Novo, lacrado.


Mais informações:


Paris e seus poetas visionários , do escritor e diplomata cearense Márcio Catunda, obteve o Prêmio Cecília Meireles (Prêmio Diretoria), de 2021, no gênero Biografia, concedido pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro (UBE-RJ). Márcio também receberia, da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio de MELHOR AUTOR APPERJIANO DE 2021 , pelo conjunto da obra.


Paris e seus poetas visionários possui duas diferentes seções, que apresentam quatro dimensões simultâneas: biografia, história, crítica literária e crônica de viagem.


Assim, a primeira seção contém a biografia de 25 importantes poetas franceses, do século XV à Idade Contemporânea (ver lista ao final). Inevitavelmente, ao narrar tais biografias, Márcio termina por contar muito da própria história parisiense também. E, ao apresentar os motivos da escolha de cada poeta, realiza, igualmente, a crítica literária desses autores, muitas vezes mostrando as ligações entre eles, bem como, comparando-lhes as obras.


Em contraponto a esse trabalho, Márcio narra, paralelamente, a crônica de suas quatro viagens a Paris, nas quais visitou os endereços desses poetas e muitos dos ambientes que frequentavam. Portanto, embora apoiado em impressionante pesquisa bibliográfica, o livro mostra-se também uma notável pesquisa de campo, que leva ao confronto entre a Paris medieval e a contemporânea. Assim, o volume é ainda enriquecido com inúmeras fotos, produzidas pelo autor, e desenhos em preto e branco.


Acrescente-se a tudo isso, a existência de dois capítulos finais, dedicados às maravilhas do Louvre e do Museu d Orsay.


Em suma, uma obra extraordinária, da qual tive o privilégio de ser o revisor do volume completo. Trata-se, portanto, de compêndio indispensável aos pesquisadores, especialmente, aos estudiosos da história e da literatura francesa. Abaixo, os nomes dos 25 poetas estudados, por ordem de entrada:


François Villon, Pierre de Ronsard, André Chénier, Paul Valéry, Victor Hugo, Alfred de Musset, Gérard de Nerval, Théoplhile Gautier, Charles Baudelaire, Conde de Lautréamont, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Stéphane Mallarmé, Guillaume Apollinaire, André Breton, Paul Éluard, Louis Aragon, Max Jacob, Antonin Artaud, Jean Cocteau, Robert Desnos, Philippe Soupault, Francis Carco, Jacques Prévert, Philippe Delaveau.


IMPORTANTE: Adquirir produtos ou serviços no Alfaya Livreiro significa estar de acordo com os nossos Termos de Uso. Assim, é altamente recomendável a leitura das condições ali dispostas. Para isso, basta clicar no respectivo título, no rodapé desta página.

Receba novidades e promoções!