Ref.: AFMG2NQ7R | Disponibilidade: 1 dia útil

Livro, Poesia: Álvaro Pacheco, Solstício de Inverno. Ano, 1998, 207 páginas. Excelente estado. Preço com frete

R$ 38,00
Descrição do produto


Título: Solstício de Inverno


Autor: Álvaro Pacheco (1933-2025)


Peso com a embalagem: 554 g


Frete: O preço de capa já inclui o valor do frete para todo o Brasil.


Categoria: Poesia


Editora: Topbooks (Rio de Janeiro)


Ano da edição: 1998


Dimensões: 21 cm x 14 cm x 2 cm


Encadernação: Brochura


Orelhas: Sim. Em ambas, apresentação de José Sarney.


Prefácio: Carlos Heitor Cony (1926-2018)


Apresentação: Rachel de Queiroz (1910-2003)


Quarta capa: Comentário crítico do escritor Adriano Espínola.


Ilustração da capa: Pintura de William Turner (1775-1851).


Idioma original: Português


Páginas: 207 p.


ISBN: 85-215-0814-X

Código de barras: 9788521508144


Estoque: Um exemplar.


Cadastrado em: 25.12.25


Estado de conservação: Usado, em excelente estado. Contém dedicatória do autor a terceiros, datada de 1998, ano do lançamento. Papel de cor bege clara, sem oxidações no miolo ou nas laterais. Capa e lombada muito bem presas. Sem riscos, sem sublinhados, sem carimbos, sem marcas de fita adesiva, sem furos, sem manchas de umidade, sem rasgos.


Mais informações:


Não há dúvida de que a poesia moderna de Álvaro Pacheco é de uma qualidade rara e impactante. São poemas, que, ao mesmo tempo em que se mostram de uma densidade existencial absoluta, exibem extrema clareza. Poemas eruditos, mas de uma erudição mostrada com leveza, com extrema fluência e elegância, além de uma delicadeza tão frágil, como somente a vida pode ter: Vou te construir um leito de amor / só com tapetes egípcios / e flores de cores fugazes. // Quero que você sorria / inacreditavelmente / diante da construção // e se deite nos tapetes / e se embriague nas flores / sem saber que elas / já estão / a meio caminho da morte. (Trecho do poema Construção & Delírio , p. 82).


Amor e morte. Dois temas universais, feitos um só. Conforme observa Cony no prefácio: Poeta universal, suas influências mais constantes são também universais.


Apesar de ter sido um político conservador (foi senador pelo PFL e ministro de José Sarney), a trajetória cultural do piauiense Álvaro Pacheco é admirável. Além de produzir poesia de uma qualidade indiscutível, foi fundador da editora Artenova, responsável pelo lançamento do escritor João Ubaldo Ribeiro. Além disso, a Artenova trouxe para o Brasil textos instigantes como O Choque do Futuro , de Alvin Toffler, e obras de Carl Jung, Freud e Piaget. Álvaro Pacheco, piauiense, nascido em 1933, faleceu em 2025, aos 92 anos, no Rio de Janeiro, em que residia desde 1959. (R. A.)


IMPORTANTE: Adquirir produtos ou serviços no Alfaya Livreiro significa estar de acordo com os nossos Termos de Uso . Assim, é altamente recomendável a leitura das condições ali dispostas. Para isso, basta clicar no respectivo título, no rodapé do site .


Receba novidades e promoções!